Comércio de commodities agrícolas: impactos e desafios para a sustentabilidade no Brasil (2024)

O projeto Comércio, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Trade Hub), do Centro de Monitoramento da Conservação Mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-WCMC), está reunindo organizações de diferentes países, incluindo o Brasil, para ajudar a tornar o comércio sustentável para as pessoas e o planeta.

Juntos, esses parceiros do setor privado, traders, pesquisadores, governos e sociedade civil estão estudando todas as etapas de diversas cadeias de suprimentos, revelando conexões prejudiciais e potenciais maneiras de fazer mudanças duradouras.

Como o comércio agrícola pode impactar a natureza e as pessoas no Brasil? E o que pode ser feito a respeito de seus impactos? Entrevistamos a pesquisadora de pós-doutorado do Trade-Hub e professora da Universidade de Brasília, Susan E. M. Cesar de Oliveira, que tem dedicado seu tempo ao estudo dos impactos, riscos e benefícios associados ao comércio internacional de commodities agrícolas no Brasil, especialmente aqueles relacionados à conservação da biodiversidade.

Comércio de commodities agrícolas: impactos e desafios para a sustentabilidade no Brasil (1)

O que está acontecendo no cenário do comércio de commodities agrícolas no Brasil? Podemos dizer que soja, carne bovina e óleo de palma são produzidos de forma mais sustentável do que no passado?

O Brasil - um importante ator na segurança alimentar global - é o maior exportador de soja e carne bovina do mundo. Inovações tecnológicas têm promovido ganhos de produtividade e permitido o estabelecimento de mecanismos para monitorar de perto a sustentabilidade da produção. No entanto, o desmatamento para expansão de terras agrícolas, o uso intensivo de agroquímicos e outras práticas que impactam negativamente o meio ambiente ainda são um desafio para o país. Importantes avanços ainda precisam ser feitos em direção à transição do Brasil para uma agricultura mais sustentável, alinhada ao aprimoramento do planejamento e gestão do uso da terra; e priorização de áreas para conservação e restauração.

A produção dessas commodities pode estar mais relacionada à perda ou ao ganho de biodiversidade? Qual é o contexto hoje?

A produção de commodities comercializadas globalmente é uma das principais causas de desmatamento, conversão de vegetação natural, perda de habitat e biodiversidade. No Brasil, não apenas a floresta amazônica está em risco - o rico bioma do Cerrado tem sofrido impactos severos devido ao cultivo em larga escala de soja e criação de gado. Embora haja uma maior conscientização sobre as conexões existentes entre produção agropecuária, consumo, comércio internacional e a perda de biodiversidade, esforços públicos e privados coordenados ainda são necessários para abordar completamente os impactos adversos dos sistemas alimentares insustentáveis. A complexidade das cadeias de suprimentos globais e as dificuldades inerentes a mensurar o valor da biodiversidade e seus impactos dentro das cadeias de suprimentos são alguns dos desafios para tornar essas conexões ainda mais explícitas e encontrar soluções aplicáveis.

Como as regras e legislações comerciais estão melhorando para aumentar a sustentabilidade no setor?

Em nível multilateral, há um impulso renovado para reduzir a lacuna entre os diferentes "mundos" do comércio e do meio ambiente. A "Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso da Terra" e o "Diálogo Florestal, Agrícola e Comercial" (FACT), que resultou da COP26 da UNFCCC em 2021, são bons exemplos e fornecem um roteiro para a ação. As "Discussões Estruturadas sobre Comércio e Sustentabilidade Ambiental" (TESSD), uma iniciativa liderada por membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), também fornecem um novo fórum para discussões, além do Comitê de Comércio e Meio Ambiente da OMC. No entanto, as regras comerciais multilaterais ainda não abordam questões-chave de sustentabilidade, como o desmatamento. É por isso que o Reino Unido, a União Europeia e outros países estão buscando adotar regulamentações para cadeias de suprimentos livres de desmatamento. Além disso, há um forte apelo para fortalecer as disposições de sustentabilidade nos acordos de livre comércio e melhorar os mecanismos de avaliação de impacto.

O que pode ser feito para tornar o comércio agrícola mais sustentável? Quais são as ferramentas disponíveis e por que devem ser usadas?

A coerência e convergência de políticas e o aumento das sinergias entre consumidores, produtores e investidores são fundamentais para melhorar a sustentabilidade do comércio agrícola. Embora existam muitas ferramentas públicas, privadas e híbridas disponíveis — como regulamentações, normas e certificações voluntárias de sustentabilidade, compromissos de empresas, compromissos nacionais em acordos ambientais multilaterais, entre outros — são necessários frameworks inovadores de governança multinível para melhorar a coordenação, evitar a duplicação de esforços e custos de transação desnecessários.

Se nenhuma ação for tomada para reduzir os riscos e impactos das commodities agrícolas, quais consequências enfrentaremos?

As práticas agrícolas não sustentáveis levam à degradação do solo, perda de biodiversidade, poluição e escassez de recursos hídricos e impactos adversos na saúde humana. Além disso, aumentam as mudanças climáticas e representam riscos sistêmicos para a produtividade agrícola.

Quais são os impactos sociais da agricultura não sustentável e quem é mais afetado?

A expansão da fronteira agrícola para plantações de monocultura em larga escala, sem respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais, gerou impactos sociais adversos. Agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais são os grupos mais vulneráveis, sofrendo as consequências da grilagem de terras, desmatamento ilegal e uso indiscriminado de agrotóxicos. A pobreza, a insegurança alimentar e hídrica e a migração para áreas urbanas foram impulsionadas pela produção não sustentável de commodities. Isso ilustra a necessidade de transição para sistemas alimentares mais sustentáveis, que sejam social, econômica e ecologicamente equilibrados.

***

Se você quiser saber mais sobre o trabalho de Susan Oliveira no projeto Trade-Hub, acesse o site de nossa instituição parceira, oIIS-Rio, que realizou vários estudos relevantes para entender o comércio e a sustentabilidade no Brasil.

Comércio de commodities agrícolas: impactos e desafios para a sustentabilidade no Brasil (2024)
Top Articles
Stellar (XLM) Price: Bearish April, Bright May Ahead?
Best Top Stablecoins & Types of Stablecoins • Types of Stablecoins •
Data reveals most expensive dog breeds in U.S. for 2024 
Pikes Suwanee
Fbsm St Louis
World War II: Summary, Combatants & Facts | HISTORY
Christine Paduch Howell Nj
Pjstar Obits Legacy
Cadenheads Girvan 33yo & Cadenheads Ardmore 11yo
Indianapolis Star Obituary
Craigslist Pet Phoenix
Argus911
Welcome To Aces Charting
Ilcc Number Lookup
Die eID-Karte für Bürgerinnen und Bürger der EU und des EWR
Michelle_Barbelle
Snohomish Hairmasters
Oviedo Anonib
Southern Food Buffet Near Me
Netherlands Toys, Games & Hobbies | ExpatINFO Holland
Eos Fitness Irvine
Battle for Azeroth Preview: Drustvar Visitor’s Guide - WoW
Sevierville, Tennessee: Idyllisches Reiseziel in den Great Smoky Mountains
Will Certifier Crossword Clue
Pge Outage Map Beaverton
Reahub 1 Twitter
Berklee College Of Music Academic Calendar
Forza Horizon 5: 8 Best Cars For Rally Racing
Dynasty League Forum
Volkswagen For Sale Craigslist
Panty Note 33
Brake Masters 228
Craigslist Pets Seattle Tacoma Washington
Mathsspot.com Unblocked Roblox Online Unblocked
Craigslist Ct Apartments For Rent
Rinehart Sons Funeral Home
Restaurants Near 275 Tremont St Boston
R/Sandiego
Shop e.chi, Energie Welle, Energie Sohle, E-Smog Kissen, Hologramm
Sparkle Nails Phillipsburg
Lily Starfire White Christmas
Tj Nails Victoria Tx
Sarah Colman-Livengood Park Raytown Photos
Huntington Bank Review 2024 | Bankrate
Sierra At Tahoe Season Pass Costco
Norwegian Luna | Cruise Ship
Gun Show Deridder La
24 Hour Arrest List Knox County
Nuefliks.com
Vinoteca East Rutherford Menu
What Is Opm1 Treas 310 Deposit
Latest Posts
Article information

Author: Trent Wehner

Last Updated:

Views: 6208

Rating: 4.6 / 5 (56 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Trent Wehner

Birthday: 1993-03-14

Address: 872 Kevin Squares, New Codyville, AK 01785-0416

Phone: +18698800304764

Job: Senior Farming Developer

Hobby: Paintball, Calligraphy, Hunting, Flying disc, Lapidary, Rafting, Inline skating

Introduction: My name is Trent Wehner, I am a talented, brainy, zealous, light, funny, gleaming, attractive person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.